top of page

O projeto Ecoconsumidor encerrou suas atividades no mês de Dezembro de 2017. Durante três anos inúmeras atividades de educação ambiental foram desenvolvidas tanto com a comunidade escolar (alunos, professores, merendeiras) quanto com agricultores (produtores) e a comunidade urbana (consumidores). O objetivo principal sempre se pautou em aproximar o meio urbano do meio rural, por meio da oferta e consumo de produtos agroecológicos, promovendo o incentivo da produção de alimentos orgânicos, num ambiente ecologicamente saudável, para fazer parte da alimentação dos consumidores urbanos de Antonina e com isso promover uma educação ambiental e alimentar.

A última meta cumprida no projeto Ecoconsumidor foi o jogo virtual. Desde Outubro de 2017 iniciamos as reuniões de planejamento e desenvolvimento do jogo virtual. Para desenvolver o jogo contratamos uma empresa de entretenimento: CRENIX GAMES, que com sua equipe de roteirista, desenhistas e programador desenvolveram o Jogo virtual agroecológico EcoSitio.

ENCERRAMENTO DO PROJETO ECOCONSUMIDOR

header_01_2019.jpg
eco-consumidor-modelo-4-258x300.png

Clique abaixo para conhecer todo o Projeto Eco consumidor

fundo_submenu_maior.png

SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DA AGRICULTURA ORGÂNICA

No dia 22 de Junho de 2017 realizamos na sede da ADEMADAN o segundo evento sobre agricultura orgânica, organizado pela UNESPAR, TECPAR e ADEMADAN. Foram abordados temas voltados para a produção, organização, certificação e comercialização de produtos agroecológicos. Participaram do evento agricultores de todo o litoral, profissionais da EMATER, da AOPA (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) e especialistas na área de agroecologia. Os agricultores participaram o dia todo das palestras, puderam tirar dúvidas sobre a certificação Ecovida e ao final do evento receberam um kit de sementes crioulas com cerca de 30 espécies de hortaliças, grãos e raízes com o objetivo de produzir e reproduzir essas espécies melhorando as características dessas sementes, adaptando cada vez mais ao clima e solo local. 

EVENTO DE ABERTURA DO PROJETO DE SEMENTES ORGÂNICAS / CRIOULAS E CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA.

No dia 22 de Maio tivemos o primeiro evento com agricultores e a comunidade acadêmica para consolidar o Projeto de Sementes orgânicas e crioulas e discutir os passos da certificação orgânica das propriedades. Convidamos o curso de Agroecologia da UFPR litoral para participar das discussões e contribuir na proposta do projeto. O objetivo do encontro foi fazer o mapeamento das espécies agrícolas das quais serão possíveis fazer a replicação das sementes de forma orgânica. Também discutimos sobre aspectos da certificação orgânica, manejo e qualidade do solo, o marketing e a comercialização dos produtos orgânicos.

SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DA AGRICULTURA ORGÂNICA

Estamos preparando um sistema agroflorestal didático urbano, nos mesmos moldes da agrofloresta didática que temos na Escola Municipal Olímpia Breyer, para receber alunos das escolas do município. Atualmente estamos em fase de preparação do solo para adicionar nitrogênio e matéria orgânica, já plantamos adubação verde de inverno e agora entraremos com a adubação verde de verão, a crotalária.

Para a atividade de plantio da adubação verde de inverno foi convidada a turma do 4º ano integrado do Colégio Gil Feres, os alunos trabalharam em grupo plantando e regando as sementes. Além da prática do plantio, eles aprenderam os conceitos de adubação verde e sua importância na recuperação da qualidade do solo.

A Crotalária, além de adicionar nitrogênio ao solo, ajuda no combate a dengue. Suas flores amarelas atraem libélulas que são predadoras naturais de larvas de mosquitos Aedes e Culex. Assim, os locais preferidos pelo mosquito da dengue para fazer sua deposição de ovos acaba sendo o mesmo nicho de alimentação das libélulas ocorrendo assim um controle biológico natural do mosquito.

Ainda sobre o uso da crotalária no combate a dengue, promovemos um encontro com alunos do 6º ano do Colégio Moisés Lupion e fizemos o plantio da crotálária, em mutirão, na Praça Coronel Macedo. Os alunos assistiram vídeos e tiveram palestra sobre combate a dengue e o uso da crotalária no controle biológico do mosquito Aedes Aegypti na sede da ADEMADAN. Ainda, neste dia, aprenderam sobre Bioconstruções, sobre o funcionamento de uma bacia de evapotranspiração (BET) para tratamento do esgoto e sobre telhado verde e as vantagens ambientais.